04/05/2011

sabor de saudade....

O tempo passa, mas como sempre digo que  as lembranças nunca envelhecem, ao  recorda-las até parece que foi ontem, suspiramos ao dizer esta frase. E se tem uma coisa que eu gosto de fazer é recordar da minha infância.E  sempre me vem a memória momentos de intensos sabores.O tempo passa, tudo passa, mas música, cheiro e sabor não passa.Folheando meu caderno de memórias lembrei de um prato que minha mãe fazia quando morávamos a beira da praia.
Levantávamos cedo antes da maré encher; para catar buzinho na praia e cada um de nós levava uma colher...cada furinho na beira da praia era só cavar com a colher  que lá estava uma "traióba"(buzinho pequeno quase triangular).
Fazia um frio danado, mas ninguém se importava cada um queria mesmo era pegar o máximo que pudesse.O pensamento motivador era o almoço. Assim ela procedia:


Lavava os buzos em água corrente e jogava-os numa panela com água fervendo.E eles então se abriam depois de ficarem bem vermelhinhos...
Depois de retirar o miolo das bandinhas dos buzoz  temperava-os com alho e cheiro verde, jogava-os numa panela já pronta com o leite de dois cocos bem grosso( que na época retirava o leite do coco espremendo nas maõs mesmo não tinha liquidificador, nem energia) um pouquinho de colorau  e fogo novamente para  pegar gosto com os temperos.
A parte , numa outra panela uma deliciosa farofa de bolachas secas! ATÉ POSSO SENTIR O CHEIRO!
Essa receita  trago depois , pois  graças a Deus  posso  pedir a ela a receita!

Um comentário:

  1. Ah! Que lindo texto.....amei e cheguei a sentir também o cheirinho...... rsrs
    Já tinha estado no seu "laboratório" e adorei o café.....comentei alguma coisa "No momento rosa" e visitei também o "jardim". Gosto muito de todos e estou sempre dando minhas voltinhas para ver as novidades.
    Parabéns nova/ e grata pela visita.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Comentem, critiquem,digam o que disserem, mas deixem uma notinha.Falem sobre o que achou de meu blog.Seu comentário me incentiva, me deixa feliz!