09/09/2009

Voltando aos jantares da casa da fazenda de meus ávos...

Eu me recordo bem, quando ainda criança,na casa de meus avós,meu tio chegando da cidade com a família para passar uns dias na casa da fazenda. Eu sentia um clima mágico no ar. Instalava-se na casa toda um reboliço, uma euforia festiva, parecia que ao invés de meu tio, chegava um rei e toda a sua corte. O cardápio do almoço era galinha caipira, pega no quintal! Coitada, acho até que as pobrezinhas já sabiam que morriam em série, quando avistavam meu tio chegando! O fogão era a lenha. Fechando os olhos,posso vê-lo ! Ainda bem que as lembranças não envelheçem e, até podemos dizer "até pareçe que foi ontem"! galinha caipira, cozida com molho e ervas retiradas do canteiro (horta).Escrevendo estas memórias recordo-me de minha avó .Uma senhora corpulenta, que andava com grande saia, de bons princípios,mas muito Matriarcal. O jantar era mesmo especial. A mesa era posta com muito esmero.Uma toalha impecável, retirada do baú de madeira pesada;( o que eu não daria para ter aquele baú hoje aqui comigo) ricamente bordado.Lá continha uma infinidade de jogos de cama ,mesa e banho para ocasiões especiais. A janta era sempre peixe fresquinho no leite de coco. Pirão de farinha de mandioca modelado sobre uma bandeja, em forma de monte; regado com o leite de coco bem grosso por cima.Arroz branco. Uma travessa com cajú cozido... Sobremesa; doce de coco com mamão... Hoje eu me recordo, e fico fascinada como minha avó e minha mãe eram requintadas naquele tempo. Para finalizar o jantar um bonito jogo de xícaras impecavelmente dispostos sobre a mesa,para servir o cafezinho...Aquele bule tão majestoso!Acho que foi nesta época que fiquei fascinada por bules, xícaras e chaleiras!!! Eu,bem pequena,mas isso tudo me fascinava de forma extraordinária...

2 comentários:

  1. Espetáculo de texto! Até entrei na história...claro, tu tinhas que acanalhar, falando das galinhas!rsssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir

Comentem, critiquem,digam o que disserem, mas deixem uma notinha.Falem sobre o que achou de meu blog.Seu comentário me incentiva, me deixa feliz!