20/08/2009

Pão de liquidificador!

Facílimo. Não precisa sovar a massa. Ingredientes: - 1 ovo - ¼ de xícara (chá) de azeite - ¼ de xícara (chá) de óleo - 1 e ½ xícaras (chá) de leite morno - ½ colher (sopa) de açúcar - ½ colher (sopa) de sal - 1 tablete de fermento fresco - 3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo Preparo: No liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo. Despeje o líquido obtido em uma tigela, acrescente a farinha de trigo peneirada e misture bem. Coloque a massa em uma forma de pão caseiro grande (ou forma de bolo inglês) de 31 cm X 12,5 cm, untada com manteiga. Cubra a forma com um pano de prato limpo dobrado ao meio. Espere a massa dobrar de volume (cresce quase até a borda da forma). Pré-aqueça o forno na temperatura baixa por 3 minutos. Coloque a forma no forno e espere 15 minutos. Aumente a temperatura para 180º (média), sem abrir a porta do forno, e espere até que o pão esteja corado (cerca de 40 minutos). Quando estiver pronto, retire a forma do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar para que o pão não se quebre. Dicas: - Quando o pão for crescer, evite colocar a forma em superfícies frias como o metal e o mármore que podem retardar o crescimento da massa. Se não tiver outro lugar para apóiá-la, coloque-a sobre um pano de prato dobrado. - O leite morno serve para ativar o fermento e fazer o pão crescer melhor. Entretanto, é importante notar que o leite deve estar morno e não fervendo. O leite quente demais (a ponto de queimar a pele) pode fazer o efeito contrário ao desejado e desativar o fermento, impedindo o crescimento do pão.

3 comentários:

  1. Maravilhosa receita acabei de fazer. O pão fica tão macio. Como eu não tinha forma de pão coloquei nas formas de cupcake que eu tenho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Poxa deixa eu me identificar!
    Foi meu primeiro post na vida!
    Muito obrigada por compartilhar suas receitas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Vou faser e depois volto pra comentar.
    seu blogs,é uma delicia

    ResponderExcluir

Comentem, critiquem,digam o que disserem, mas deixem uma notinha.Falem sobre o que achou de meu blog.Seu comentário me incentiva, me deixa feliz!