29/11/2009

sem-titulo2

Para a massa:



- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (café) de sal
- 2 colheres (chá) de fermento em pó
- 7 colheres (sopa) de margarina
- 2 gemas

Para o recheio:

- 3 ovos
- suco de 2 limões
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
- 250 g de margarina

Para a cobertura:


- 2 claras
- 3 colheres (sopa) de açúcar

Para Polvilhar
- Raspas de casca de 1 limão

1. Numa tigela peneire a farinha o açúcar, o sal e o fermento. Faça uma cova no centro. Nela, coloque a margarina e as gemas, misture com as pontas dos dedos.
2. Junte 2 colheres (sopa) de água gelada e incorpore os ingredientes até formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e leve a geladeira por 15 minutos.
3. Forre o fundo e as laterais de forminhas individuais para tarteletes com a massa. Fure todo o fundo com um garfo. Leve ao forno médio (180ºC) preaquecido e asse por 25 minutos.
4. Faça o recheio: em um refratário, coloque os ovos e bata com um batedor de arame. Junte o suco de limão, o açúcar e por último a margarina. Misture bem. Leve em banho-maria em fogo baixo, sem deixar que a água ferva. Mexa com um batedor de arame e, quando a margarina começar a derreter, comece a bater vigorosamente até formar um creme grosso. Leve ao freezer por 15 minutos. Reserve.
5. Para preparar a cobertura bata as claras em neve na batedeira até ficarem bem firmes e acrescente o açúcar aos poucos.
6. Despeje o recheio sobre a massa e cubra a torta com o mistura de claras. Polvilhe as raspas de limão e leve para geladeira antes de servir.




tortinha-de-goiabada-com-calda-de-queijo-f4-11545


Massa

2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
160 gr de manteiga gelada(s)
55 gr de açúcar de confeiteiro
1 colher(es) (café) de canela-da-china em pó
1/2 colher(es) (café) de fermento químico em pó
quanto baste de sal
1 unidade(s) de ovo
1 unidade(s) de gema de ovo
Recheio
1 xícara(s) (chá) de goiabada derretida(s)
Calda
75 gr de cream cheese
500 ml de creme de leite fresco
quanto baste de leite
quanto baste de sal
Massa
Coloque os ingredientes secos e a manteiga no processador e pulse algumas vezes até obter uma farofa. Acrescente o ovo e pulse até ter uma massa homogênea. Forme uma bola com a massa, cubra com filme plástico e leve ao refrigerador por 30 minutos. Divida a massa em porções e forre forminhas individuais de torta com aproximadamente 10 cm de diâmetro. Fure o fundo com um garfo e disponha o recheio dentro delas. Não encha muito. Com o restante da massa, faça tiras e decore a superfície das tortinhas. Pincele as tiras com a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos ou até que a massa e o recheio estejam firmes. Desinforme e depois de frio, polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva com a calda de queijo.
Calda
Dissolva o cream cheese no creme de leite fresco em fogo brando. Não deixe engrossar. Acrecente o leite, colher a colher, até obter uma calda leve. Tempere com uma pitada de sal para realçar o sabor do queijo.


Rendimento: 50 porções
4 xícara(s) (chá) de leite em pó
2 xícara(s) (chá) de açúcar de confeiteiro
1 vidro(s) de leite de coco pequeno(s)
Misture os ingredientes secos e a seguir adicione aos poucos o leite de côco até dar um ponto firme na massa. Deixe descansar. Procure não fazer em um dia muito quente, senão demora muito esta fase. Faça bolinhas (como um brigadeiro pequeno), ou minhoquinhas para depois cortar em quadradinhos. Jogue um a um dentro de um saco plástico com açúcar de confeiteiro para envolver os docinhos levemente. Dica: você pode também rechear as bolinhas com uvas, passas, pedacinhos de côco, de chocolate, etc.

Torta Assada de Coco 


Rendimento: 8 porções

1 lata(s) de leite condensado
1 1/2 xícara(s) (chá) de água
1/2 xícara(s) (chá) de biscoito maisena picado(s)
3 unidade(s) de ovo
50 gr de margarina
1/2 colher(es) (chá) de essência de baunilha
1 xícara(s) (chá) de coco ralado(s)
Bata no liqüidificador todos os ingredientes menos o coco ralado. Coloque em tabuleiro untado e deixe descansar por 5 minutos. Polvilhe com o coco ralado. Asse em forno moderado por 35 minutos.







500 gr de açúcar
2 colher(es) (chá) de vinagre branco
1 colher(es) (chá) de anilina
4 unidade(s) de maçã
Misture os três primeiros ingredientes e faça uma calda grossa. Pegue as maçãs e espete em palitos de sorvete e mergulhe na calda. Ponha no tabuleiro e deixe esfriar. Observação:A anilina deve ser vermelha. O ponto da calda é aquele logo após o derretimento do açúcar. (Por volta de 147ºC).





2 kg de batata bolinha
3 unidade(s) de cebola picada(s)
3 dente(s) de alho picado(s)
200 ml de vinagre branco
1 copo(s) de óleo de soja
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)
quanto baste de salsinha picada(s)
1 unidade(s) de pimenta dedo-de-moça sem semente(s)
Deixe as batatas de molho na água por meia hora e esfregue-as com uma escova. Cozinhe-as em água até que estejam macias. Misture todos os ingredientes do molho. Escolha um frasco grande com tampa, ou travessa com tampa, coloque as batatas e, por cima, o molho à vinagrete. Prove e tempere com sal suficiente. Leve à geladeira por, pelo menos, dois dias, antes de servir.



21/11/2009

Receitinhas


Manteiga com Ervas – Misturando com Ervas e Fazendo Desenhos 



pr_54_11

Dê sabor à manteiga misturando ervas frescas picadas ou alho. Use um garfo para misturar bem. Sirva com carnes e peixes grelhados.




Passe o rolo sobre a manteiga em cima de papel-manteiga. Use um cortador de biscoitos para fazer as formas. Guarde na geladeira.

pr_55_12
Fonte Terra.com.br



Cebolas Fritas



onion


Ingredientes


8 unidades de cebolas médias
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
óleo a gosto
1 1/2 colher (chá) de sal
Modo de preparo

Coloque o leite em uma vasilha. Descasque e pique as cebolas em fatias não muito finas. Solte as fatias, separe os anéis e coloque-os de molho no leite. Em uma outra vasilha, misture a farinha de trigo com o sal. Passe os anéis de cebola na farinha de trigo e frite-os em óleo quente. Para absorver o máximo do óleo da fritura, coloque os anéis sobre papel toalha.








batatas-risolet-ao-alho-e-bacon-f4-12018
Rendimento: 6 porções
6 unidade(s) de batata sem casca(s)
6 dente(s) de alho picado(s)
100 gr de bacon em cubos pequenos
1 colher(es) (sopa) de manteiga
1 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)
quanto baste de sal
Corte as batatas em cubos médios e cozinhe, tomando o cuidado de mantê-las firmes. Escorra e reserve. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e frite o bacon. Quando estiver dourado, acrescente o alho. Assim que o alho começar a dourar levemente, adicione as batatas reservadas e refogue-as em movimentos rápidos. Assim que as batatas estiverem douradas, desligue o fogo e salpique a salsinha. Mexa bem e sirva como acompanhamento.



Rendimento: 1 porção
3 colher(es) (sopa) de maionese
3 colher(es) (sopa) de creme de leite
1 colher(es) (sopa) de catchup
1 colher(es) (sopa) de conhaque
Misture bem todos os ingredientes. Acrescente sal, 1 colher (sopa) de salsinha ou manjericão picado.






Rendimento: 7 porções


3 dente(s) de alho esmagado(s)
1 lata(s) de creme de leite
3 colher(es) (sopa) de maionese
1 colher(es) (sopa) de azeite
1 colher(es) (chá) de glutamato monossódico
quanto baste de cheiro-verde picado(s)
1 colher(es) (café) de sal

Adicione todos os ingredientes, em um recipiente com tampa, misture com vigor. Incrementos:pode incrementar esta receita, acrescentando ervas ou especiarias que combinem com o tipo de carne servida.

Molho Tartare Especial

Rendimento: 6 porções


200 ml de azeite
2 unidade(s) de gema de ovo
quanto baste de cebolinha verde picada(s)
quanto baste de sal
quanto baste de cebola picada(s)

No liquidificador coloque metade do azeite e o restante dos ingredientes. Comece a bater e vá acrescentando o restante do azeite em fio.